Rosa dos Ventos

Categoria

Limpar

Puerto Vallarta

Puerto Vallarta
Puerto Vallarta
Puerto Vallarta
Puerto Vallarta

Os destinos mexicanos sempre carregam consigo aquele tempero caliente, o que reflete uma viagem cercada de calor do povo local, das altas temperaturas que irradiam sobre o mar do Pacífico e daquela atmosfera deliciosa que faz com que os viajantes não desejem voltar para casa. A bela Puerto Vallarta, parte do Estado de Jalisco, no México, não é diferente, na verdade, é um excelente exemplar do porquê a paixão por esses arredores é naturalmente despertada. De longe, a cidade segue a tradição das áreas banhadas pelas águas do Pacífico, e isso inclui praias de cair o queixo, sol brilhante no céu, restaurantes com excelentes pratos à base de frutos do mar e resorts de beleza escandalosa. Sim, Puerto Vallarta guarda todos esses ingredientes, e seria impossível não se derramar de amor em locais como as espetaculares Praia das Conchas Chinas e a Boca de Tomatlán, localizadas na zona sul.

Antiga vila de pescadores, Boca de Tomatlán tem águas tranquilas e serve como ponto de partida para a região do Parque Marinho de Los Arcos, uma área tomada de formações rochosas em harmonia com mar de coloração azul turquesa, perfeita para quem adora mergulho de snorkel. Fincado entre Mismaloya e Las Gemelas, o lugar tem profundidade de entre 9 e 480 metros, e se acostumou a contar com a companhia de papagaios e pelicanos. O local é fenomenal, e a visita é obrigatória, assim como, à Praia das Conchas Chinas, que leva esse nome em função das milhares de conchas quebradas presentes em meio à areia, e que se distingue pelo caráter idílico das áreas rochosas que cercam a praia. Com visibilidade perfeita para mergulhos com snorkel, esse trecho litorâneo é tão inesquecível quanto a Praia Las Animas, indicada para famílias com crianças, uma vez que a profundidade é baixa, e nos arredores há opções de bares e pequenos restaurantes, bem como, empresas onde é possível contratar passeios de banana boat.

Ainda na esfera litorânea, é impossível estar em Puerto Vallarta e não ouvir falar da Praia de Los Muertos, quanto mais deixar o solo mexicano sem visitá-la. A praia localizada na face mais vibrante da cidade, se diferencia pelo movimento dos turistas, pelos inúmeros restaurantes enfileirados com seus guarda-sóis e pela variedade hoteleira que contorna a orla. A partir de Los Muertos também é fácil o acesso ao Malecón, o calçadão ideal para uma relaxante caminhada enquanto se admira esculturas, o vaivém do mar e artistas locais, até desembocar no Mercado Central, onde os viajantes se distraem com acessórios, objetos de decoração, roupas típicas, temperos e tequila da melhor qualidade, já que Tequila é a cidade vizinha, onde a bebida à base de agave foi criada, originalmente. A visita ao mercado é uma boa oportunidade para entrar em contato com a cultura dos índios Huichol, visível no artesanato de objetos decorativos, esculturas e bijuterias. Outro item bastante recorrente são as Cavaleras Catrinas que representam esqueletos femininos elegantes, inspiradas na obra do gravurista José Guadalupe Posada.

Numa face mais urbana, Puerto Vallarta conta com o seu centro – Vallarta Antigo – onde edifícios do período colonial convivem com ruas de pedra, endereço para casas, restaurantes e muitas lojas de souvenires. O coração da região é a Plaza de Armas, onde moradores e viajantes se reúnem para curtir a noite em um bar aconchegante, ou para conferir apresentações folclóricas. Não muito distante, na rua Independência, a Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe é fabulosa, junto da imagem Virgem de Guadalupe, pintada pelo artista Ignacio Ramírez. Uma forma bastante famosa de aproveitar a noite é fazendo o Passeio de Arte, no qual um tour revela dezenas de galerias e ateliês, apresentando as obras dos artistas locais, num happy hour regado a drinks e aperitivos. Para viajantes em busca de baladas mexicanas, a melhor direção é a orla, onde estão locais como a La Bodeguita del Medio.

Outras experiências podem ser marcantes em Puerto Vallarta, a começar pelo cruzeiro Ritmos da Noite para Las Caletas, seguido de jantar típico e um show da cultura indígena. Também de grande fama nestes arredores, os atores Richard Burton e Elizabeth Taylor, que chegavam aqui para curtirem seu romance secreto, podem ser relembrados em duas localidades regadas a luxo: a Hacienda San Ángel, antiga residência de Burton transformada em hotel boutique com vista para a Bahía de Banderas, e a Casa Kimberly, suntuoso hotel abrigado na casa que Burton presentou Liz Taylor.

Curtiu? É hora de marcar um café aqui na MHTour, queremos transformar este sonho de viagem em uma vivência maravilhosa para guardar ótimas memórias!

Vale Conhecer:

  • . Praia de Colomitos
  • . El Zoológico
  • . Chez Elena
  • . Bahía de Banderas
  • . Serra Madre Ocidental
  • . Sayulita
  • . Punta Mita
  • . Bucerías
  • . Daiquiri Dick's
  • . Olas Altas
  • . Rio Cuale
  • Solicitar Orçamento

    Dicas e Sugestões MH Tour