Rosa dos Ventos

Categoria

Limpar

Lima, Cusco, Puno e Ica

Lima, Cusco, Puno e Ica
Lima, Cusco, Puno e Ica
Lima, Cusco, Puno e Ica

As cores e os mistérios ancestrais são algumas das características mais envolventes do solo peruano, que nos últimos tempos se reinventou através de atrativos turísticos, bem como, remodelando sua estrutura hoteleira para um perfil cinco estrelas e escalando novos patamares da alta gastronomia mundial. A nova formatação permite que viajantes de todas as partes experimentem opções como o Belmond Andean Explorer, novo trem de luxo da Belmond que convida para uma imersão em uma das maiores rotas ferroviárias do planeta revelando alguns dos destinos mais vibrantes do Peru: Cusco, Puno e Arequipa. Na face interna, o turista desfruta de cabines refinadas e tem à disposição dois restaurantes comandados pelos chefs do Belmond Hotel Monastério. Na face externa, a grande expectativa é envolver-se com os cenários que são revelados a cada parada, a começar pela região que colocou o Peru no mapa turístico internacional. Cusco tem desmedidos predicativos naturais e uma centena de tesouros arquitetônicos legados da civilização Inca, que podem ser conferidos em regiões como Choquequirao, Saysayhuamán, Kenko, Tambomachay, Ollantaytambo e Machu Picchu.

Na caminhada por estes arredores da Serra andina, você se impressionará com o Vale Sagrado, mas antes, poderá conferir Cusco através de locais como o bairro de San Blás, repleto de casinhas de estilo colonial e famoso por acolher diversos artesãos, além da Catedral de Cusco, de estilo renascentista, e da Praça de Armas, lugar para antigas celebrações da Festa do Sol e onde o desbravador Francisco Pizarro teria proclamado a conquista de Cusco. Contudo, quem aporta aqui está ávido pelas estrelas locais, caso do Complexo Arqueológico de Sacsayhuaman e de Machu Picchu. No primeiro, 33 sítios arqueológicos e a Fortaleza de Sacsayhuaman mantêm os visitantes atentos, enquanto o segundo destaca terraços, canais de água e templos que recontam a engenhosidade e destreza dos povos Incas para edificarem um pequeno universo com blocos de pedras justapostos, no século 15. Aberto de março a janeiro, Machu Picchu é tombado patrimônio cultural pela Unesco.

O clima de certo mistério ganha novos contornos em Puno, que tem espaço no roteiro em virtude de sua estrela maior, o Lago Titicaca, mas também por oferecer um cardápio cultural que evoca as raízes peruanas. O lago, uma área sagrada para os Incas, está cercado por aldeias, sítios arqueológicos e ilhas naturais, e ele se torna impressionante em virtude de suas medidas, com 8.559 km2 e 3.810 metros acima do nível do mar, o que o classifica como o lago navegável mais alto do mundo. Na direção do coração de Puno, você pode contemplar as chullpas – construções circulares do período pré-hispânico -, visitar a Catedral de Puno de estilo barroco erguida para a Virgen de la Inmaculada Concepción, subir até o ponto mais alto do Morro Huajsapata para conferir a vista deslumbrante de toda a cidade e, por fim, curtir um dia inteiro nas Ilhas Amantaní,  que se diferenciam por serem habitadas por dez comunidades que sobrevivem do cultivo das variedades de milho, feijão, ervilhas e batatas, e da venda de artesanato confeccionado em tecido e pedra.

Existem muitas teorias. Saber em qual você deseja acreditar é algo que fica em segundo plano quando se está diante das Linhas de Nasca, em Ica. Ninguém sabe ao certo a origem das figuras enigmáticas traçadas neste gigantesco deserto, e somente num sobrevoo de avião você consegue tem um panorama desta imensidão, bem como, identificar as figuras de animais, aves e deuses, que resistem há mais de dois mil anos, sem nunca se apagar. Para além do deserto, Ica é onde você deve estar na temporada de verão, uma vez que algumas belas praias estão aqui, caso de El Morro, El Negro, Lomitas, Oyeros, Barlovento e La Cueva, trechos ideais para um banho de mar, mas também, para pesca e camping. Dona de variedade paisagística, Ica se torna ainda mais sedutora ali na Lagoa de Huacachina, que teria águas de propriedade curativa, e também no Casarão do Marquês de Torre Hermosa, exemplar do estilo rococó. Reconhecidamente um território de solo fértil, aqui você encontra excelentes vinhos e a bebida peruana mais típica – o pisco – em abundância, e na dúvida sobre onde procurá-los, faça uma visitinha à Bodega Vista Alegre.

Na capital nacional, Lima, é onde estão algumas das mais novas atrações do país, e isso inclui hotelaria cinco estrela e restaurantes com gastronomia de nível Michelin, desta forma, esteja preparado para vivenciar uma cidade em crescimento, com uma atmosfera vibrante – e um tanto apaixonante. Na toada dos sabores, é para lá de delicioso experimentar ceviches (peixe em cubos cozidos no limão, pimenta e cebola), causa rellena (massa de batata apimentada e recheada com atum ou frango) e Tacu-tacu (feijões com arroz, acompanhados de carne empanada e molho de cebolas). Outra forma de saborear Lima é visitando a Casa da Gastronomia Peruana, um museu que remonta mais de 500 anos da evolução gastronômica no Peru, ou então, encarando uma pequena viagem de 180 km até Lunahuaná para conhecer vinhedos e curtir um almoço especial. Na expectativa de ir além da suíte de hotel e da mesa de restaurante, Lima sugere sua Basílica Catedral de estilo plateresco, a Igreja e Convento de San Francisco e sua Plaza Mayor, originalmente projetada pelo conquistador Francisco Pizarro.
Vida marinha é destaque em Paracas, no Peru

A vontade chegou? É hora de marcar um café aqui na MHTour, queremos transformar seu sonho de viagem em uma vivência maravilhosa para guardar ótimas memórias!

Vale Conhecer:

  • . Baía de Paracas
  • . San Isidro
  • . Miraflores
  • . Piura
  • . Museu Municipal Carlos Dreyer
  • . Morro Huajsapata
  • . Colca
  • . Catedral de Puno
  • . Cotahuasi
  • . Casarão do Marquês de Torre Hermosa
  • . Santuário do Senhor de Luren
  • . Caminho Inca para Machu Picchu
  • . Palácio de Governo
  • . Palácio Arzobispal
  • . Casa do Oidor
  • . Complexo Arqueológico de Pachacamac
  • . Ciudad Blanca
  • . Caral
  • Solicitar Orçamento

    Dicas e Sugestões MH Tour